Postos de ‘abastecimento’ ou salas VIP: como será o futuro dos carros elétricos?

O desenho do que será carregar um veículo elétrico no futuro está se tornando cada vez mais parecido com
algo entre uma parada de caminhão e uma sala VIP de aeroporto. A maioria dos carregadores públicos hoje
está localizada em estacionamentos, muitas vezes com apenas três ou quatro máquinas ao lado de um hotel
ou supermercado. Os motoristas ficam expostos às condições climáticas, e, a menos que precisem fazer
compras, acabam presos dentro dos carros enquanto esperam que as baterias carreguem.

No entanto, empresas de carregamento e montadoras estão reconhecendo a necessidade de estações com
melhores comodidades: restaurantes, banheiros limpos e modernos, assentos confortáveis e coberturas que
protejam da chuva, neve e sol. Afinal, mesmo os carregadores mais rápidos demoram pelo menos 30 minutos
para recarregar totalmente um veículo, então os motoristas podem muito bem aproveitar a espera. Essas
conveniências podem atrair motoristas em potencial para fazer a mudança para veículos elétricos,
impulsionando ainda mais a transição.

“A mudança no carregamento de veículos elétricos é uma oportunidade para reinventar completamente a
experiência de reabastecimento”, disse Christopher Hawthorne, crítico sênior da Escola de Arquitetura de
Yale. O design dos postos de gasolina permaneceu amplamente inalterado por décadas, mas as instalações
de carregamento de veículos elétricos não precisam seguir o mesmo caminho.

Café gratuito, bar de snacks e biblioteca

Neste verão, a Rivian Automotive Inc. transformou uma antiga oficina de ferreiro perto do Parque Nacional de
Yosemite, nos EUA, em uma sala de carregamento, onde os motoristas podem tomar café gratuito e comer
em um bar de snacks. Eles também podem relaxar em móveis feitos de sacos de dormir reciclados ou folhear
livros em uma biblioteca no local. Há até uma exposição de rotas de escalada da famosa El Capitan de
Yosemite em uma parede.No ambiente urbano denso de São Francisco, a Electrify America LLC abriu uma estação drive-in com 20
carregadores de alta velocidade instalados em um grande espaço similar a uma garagem, que inclui salas
climatizadas, Wi-Fi gratuito e banheiros com trocadores de fraldas. A estação representa uma parte
significativa dos postos de carregamento rápido da cidade.
Esses são apenas dois exemplos de um número crescente de esforços para encontrar modelos de
carregamento público que funcionem. Alguns motoristas ainda estão céticos quanto à conveniência e
confiabilidade de encontrar opções de carregamento fora de suas garagens domésticas. Na verdade, ainda
levará cerca de oito anos até que os carregadores de veículos elétricos se tornem tão comuns quanto os
postos de gasolina.Para muitos, a ideia de procurar carregadores em lojas não é atraente. Salas de espera combinadas com
conjuntos de carregadores são uma solução potencial. Outra opção são estações que imitam postos de
gasolina tradicionais, com pistas de passagem, iluminação brilhante e grandes coberturas visíveis da rua.

Barista e espaço para cães
A EVgo Inc., em parceria com a General Motors Co., planeja instalar 400 carregadores rápidos em
instalações desse tipo. “Não queremos que as pessoas pensem na infraestrutura de carregamento como algo
que as impede. Queremos que fiquem empolgadas com o que têm à disposição”, disse Dennis Kish,
presidente da EVgo.
“Investir nesses locais de maneira diferenciada é uma forma de garantir que alcançaremos esse objetivo.” Ele
também observou que a empresa está vendo maior utilização e satisfação dos clientes em seus postos de
carregamento mais desenvolvidos. Estações com comodidades também aumentam a segurança dos clientes
e reduzem o risco de vandalismo dos carregadores, acrescentou.Gabriel Daoud, analista da TD Cowen, acredita que oferecer produtos como refrigerantes e chicletes atrairá
operadores de estações de carregamento, à medida que a competição pelos clientes se intensifica. “Com o
tempo, o carregamento deve seguir o modelo dos postos de gasolina, onde se ganha pouca margem com o
combustível, mas se lucra com outros serviços”, disse Daoud. “Eventualmente, precisará ser combinado com
uma loja de conveniência para melhorar a economia.”
A Tesla Inc. foi pioneira no conceito de sala de espera para carregamento em 2017, abrindo uma na principal
rodovia entre Los Angeles e São Francisco. A sala apresenta mercadorias com a marca Tesla, uma barista
que faz bebidas espresso, e até um espaço designado para cães. Mas instalações de carregamento
centralizadas como esta continuam sendo exceções, e não a regra.

“Conexão com os clientes”
Muitos na indústria ainda apostam em instalar carregadores em destinos onde as pessoas já querem ir, como
restaurantes, lojas e atrações turísticas, permitindo que façam suas tarefas enquanto carregam seus veículos.
Rick Wilmer, CEO da ChargePoint Holdings Inc., diz que o desafio é garantir que os motoristas possam
encontrar carregadores com antecedência para viagens a lugares como lojas ou praias, e garantir que um
carregador estará disponível quando eles chegarem. Ainda assim, estações principais oferecem benefícios
tanto para motoristas quanto para empresas de veículos elétricos.
O “Yosemite Outpost” da Rivian apela diretamente ao público-alvo de entusiastas do ar livre que dirigem as
caminhonetes e SUVs elétricos da empresa. A Rivian planeja construir mais estações como essa, embora a
empresa não tenha revelado quantas ou onde serão localizadas.
“Não se trata apenas de receita”, disse Paul Frey, vice-presidente de baterias, carregamento e produtos de
aventura da Rivian. “Trata-se de definir quem somos como marca e construir uma conexão com nossos
clientes.”

“Não vejo os postos de gasolina desaparecendo tão cedo”
A Electrify America, por outro lado, está focada exclusivamente em carregamento. Sua instalação em São
Francisco, localizada no bairro central de SoMa, resolve um problema que há muito dificulta a adoção de
veículos elétricos em cidades. “É difícil encontrar carregamento em áreas urbanas densas, como o centro de
São Francisco”, disse Anthony Lambkin, vice-presidente de operações da Electrify America. “Muitos
motoristas de veículos elétricos vivem em condomínios, então essa estação atende a uma necessidade real.”
Instalações centralizadas fornecem aos motoristas um local confiável para carregar.
Atualmente, há cerca de 40 estações com mais de 170 carregadores em toda São Francisco, de acordo com
dados do Departamento de Energia dos EUA. A sala de espera da Electrify America é a segunda maior
estação da cidade, e a empresa planeja construir instalações semelhantes em outros centros urbanos.
No entanto, essas estações centralizadas não são o único modelo de carregamento que a empresa está
apostando. Elas são mais caras e complicadas de instalar do que carregadores individuais, exigindo mais
eletricidade e espaço. De acordo com um relatório da BloombergNEF de 2022, um carregador rápido de 350
quilowatts custa em média cerca de US$ 77 mil, com custos mais altos nos EUA do que na Europa e na Ásia.
A Electrify America não divulgou o custo de suas estações.
A empresa também está instalando carregadores em postos de gasolina tradicionais, cujos proprietários
querem fazer a transição para a era dos veículos elétricos. “Não vejo os postos de gasolina desaparecendo
tão cedo”, disse Lambkin. “Só começaremos a chamá-los de ‘postos de abastecimento’.”

“Desafio único”
A utilização de carregadores públicos quase triplica quando eles estão localizados perto de serviços de
alimentação, de acordo com uma pesquisa do think tank climático Next 10 e do Instituto de Estudos de
Transporte da Universidade da Califórnia Davis. Motoristas na Califórnia são 37% mais propensos a escolher
locais de carregamento com comodidades do que locais isolados.
Ao mesmo tempo, as empresas e planejadores urbanos que estão projetando as estações de carregamento
de hoje devem antecipar que os tempos de carregamento provavelmente diminuirão à medida que a
tecnologia melhorar. Então, embora a abordagem de sala VIP de aeroporto seja popular hoje, as empresas
ainda precisam olhar para o futuro.
“Como podemos projetar uma estação de carregamento que funcione quando leva 45 minutos para carregar
um veículo, mas também quando leva apenas cinco ou 10 minutos?” questiona Hawthorne, crítico de Yale e
ex-diretor de design da cidade de Los Angeles. “Isso torna o desafio único.” / BLOOMBERG/WP

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