Pesquisar
Close this search box.

Petrobras ‘alinhada’ promete investir sem ameaçar resultados

A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, reforçou nesta quarta-feira (19/6) o interesse da companhia em retornar ao setor de fertilizantes e petroquímica, como uma estratégia de monetização do gás natural comercializado pela empresa.

“É importante dizer que nossa retomada do setor de fertilizantes tem uma razão cristalina: os fertilizantes são uma boa oportunidade para ampliar significativamente o nosso mercado de gás. O gás natural é nosso produto. É o insumo com maior impacto no preço dos fertilizantes”, disse Magda, em seu discurso de posse.

Ela destacou ainda que o gás é um “combustível de transição por excelência” e que a Petrobras investirá na ampliação da infraestrutura. É uma das áreas em que o governo cobra e a Petrobras promete investir, e sem colocar em riscos os lucros da companhia, seus dividendos e a arrecadação.

A cerimônia de posse de Chambriard, com Lula e seis ministros, contou com a presença de políticos
estaduais, com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), parlamentares, trabalhadores e representantes da FUP, além de executivos do mercado de óleo e gás.

Um esforço para demonstrar que a executiva está “totalmente alinhada”, como disse no discurso. Seu
antecessor, Jean Paul Prates, caiu após sucessivos choques com o Planalto – o último, no caso dos
dividendos, quando não acompanhou a União no conselho.

Transição encerrada. Magda Chambriard descartou novas alterações na diretoria da empresa além das que já foram anunciadas na semana passada. A executiva destacou a continuação do diretor de Governança e Conformidade, Mario Spinelli, no cargo. Havia especulações sobre a troca do cargo.
“Ele é bem recebido na empresa. Nós vamos reforçar o trabalho dele. A governança da empresa é uma coisa que a gente não mexe”, afirmou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o acordo que a estatal fez com a União para
encerrar uma disputa tributária foi um exemplo para as demais empresas que têm contenciosos com a
Receita Federal.

– Lembrou que o acordo de R$ 20 bi foi aprovado pelo conselho com votos favoráveis de representantes dos acionistas minoritários. Apenas um conselheiro foi contrário.

EPBR

Compartilhe esse Artigo:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Acesso Rápido

Cotação Hoje

Inscreva-se

Cotação de Hoje

22/07/2024 15:30

Seja Parceiro Sincopetro