OLEO DIESEL Situação Brasil | 09/08

OLEO DIESEL Situação Brasil | 09/08

Prezada(o), desde o início do mês de Agosto/23 temos visto o mercado de distribuição de combustíveis passando por dificuldade de suprimento de Óleo Diesel S10. Essa situação é causada pela alta do petróleo nos últimos 40 dias que já somam +15% BRENT e +17% WTI. Resultado, os derivados da commodity tambem sobem e hoje a defasagem do Óleo Diesel S10 passa de R$ +1,00/litro, ou seja, o produto importado necessário para atender até 25% da demanda brasileira está R$ 1,00/L mais caro que comprar da Refinaria Nacional (Petrobras).Obviamente, nenhuma distribuidora em sã consciência irá importar combustível nesse cenário de defasagem, pois o risco financeiro é muito alto e fica somente para ela. A consequência final disso é a falta de produto, pois a Petrobras que tambem importa o Diesel S10, não irá importar para atender a demanda do mercado, pois reflete no seu resultado que no último trimestre já caiu 47%. A solução mais óbvia era a Petrobras amenizar a situação e reajustar os preços dos seus combustíveis, para que fosse viabilizado a importação dos mesmos, tanto por parte da Petrobras quanto das distribuidoras. Entretanto, o assunto é POLÍTICO, e evidente de que o governo federal está interferindo e não quer impactos econômicos dos combustíveis sobre a cadeia de consumo e produção da economia, refletindo em aumento da inflação e prejudicando os planos do governo para redução da taxa básica de juros pelo BC, mas o remédio disso é amargo (falta de produto).Portanto, o cenário está posto, a demanda brasileira por Diesel S10 segue em alta e crescendo, mas a oferta está estagnada ou no caso menor. As distribuidoras se aproveitam então para restringir produto, e elevar seus preços sob a justificativa de ser custo com importação para fornecer ao mercado.Entretanto, é importante estar balizado em dados oficiais, que o Diesel S10 importado está mais caro é fato e isso sim vai se refletir sobre o seu preço de aquisição com a distribuidora, mas o quanto está mais caro precisa estar parametrizado com os dados oficiais da ANP de venda do produto nos principais polos do Brasil, que seguem.- Em Agosto/23 até 04/08, o Diesel S10 em média sobe R$ +0,0624/L conforme dados da ANP de custo do produto nos polos de entrega do Brasil.Qualquer impacto repassado pela distribuidora maior que o apontado pela ANP em agosto/23, juridicamente está errado e comprovado.Outro detalhe importante, os impactos do importado só se refletem sobre o Diesel S10. O Diesel S500 em nada deve ter impacto por importação, pois este produto não existe no mercado internacional, ou seja, não é importado pelo mercado e sua demanda é inteiramente atendida pelas refinarias nacionais.Semanalmente, atualizaremos a voce o custo do Diesel S10 importado para controle dos impactos.  Valêncio Consultoria Combustíveis

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