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Inmetro publica terceira atualização da Tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) de 2024

As novidades da publicação do semestre compreendem 20 modelos de veículos divididos em dez categorias

Site do Inmetro

OInstituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), publicou nesta quarta-feira (17/07), a atualização da Tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV). Os destaques da nova publicação compreendem 20 modelos de veículos em dez categorias.

Victor Gomes Simão, coordenador do PBEV, explica como são realizados os métodos de ensaios para a avaliação dos veículos no programa: “Os valores de consumo energético e emissões publicados pelo PBE Veicular são obtidos a partir de medições de consumo efetuadas em pista e em laboratório, de acordo com os padrões da norma ABNT NBR 7024, para carros a combustão e híbridos; e baseados na metodologia norte-americana da Society of Automotive Engineers (SAE) – J1634, para veículos elétricos”.

Durante os ensaios são utilizados combustíveis padrão brasileiro, normatizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Petróleo Brasileiro S. A (Petrobras).

“Os veículos são avaliados utilizando ciclos de condução pré-estabelecidos, em medições laboratoriais normatizadas e repetitivas para a aferição da eficiência energética. Desde o início do Programa, em 2009, todos os carros são testados sob as mesmas condições controladas, permitindo a comparação justa e atemporal entre eles”, concluiu Victor.

Esses fatores de ajuste aproximam os valores de referência daqueles percebidos pelos motoristas em seu uso real, nas ruas e estradas, mantendo a viabilidade da comparação relativa entre os veículos.

Os valores de autonomia dos veículos elétricos, com esta metodologia, prevê um fator de correção de 0,3 nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos para aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso.

Novidades

Confira as novidades que abrem o segundo semestre como destaque na Planilha do PBE Veicular na avaliação do Inmetro, por categorias:

  • BYD King (plug-in), Mercedes-Benz nos modelos EDS450 4M (elétrico), AMG C63S EP (plug-in), AMG GKC43 (híbrido) e BMW 420i na categoria Extra Grande;
  • Suzuki, Jimny Sierra, na categoria Fora de Estrada Compacto;
  • Mercedes-Benz G580 EQ (elétrico) na categoria Fora de Estrada Grande;
  • Mercedes-Benz AMG SL63S EP, 4.0-32V (plug-in) e BMW M3 CS na categoria Esportivo;
  • Hyundai Palisade e os veículos da Volvo XC60 e XC90 (plug-in), na categoria SUV Grande 4×4;
  • VW T Cross Highline e Confortline na categoria SUV Compacto;
  • Os veículos da BMW, iX2 (elétrico) e X2, na categoria SUV Grande;
  • Renault Kangoo na categoria comercial;
  • VW Polo Track Rock in Rio e Track Robust MPI na categoria Médio;
  • Volvo EC40 (elétrico), na categoria Grande.

Fatores adotados

Desde 2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l), que são apresentados como autonomia real, através da aplicação de fatores de correção de aproximadamente 0,28 em relação aos valores obtidos nos ensaios em laboratório.

Os fatores de ajuste adotados foram desenvolvidos a partir de milhares de dados reais e indicam que 90% dos usuários conseguem resultados dentro dos consumos declarados. Esses fatores procuraram contemplar condições verídicas de utilização dos veículos, observadas no Brasil, como, por exemplo, estilos de direção, trânsito mais congestionado, maior velocidade nas estradas e maior uso do ar condicionado.

O Presidente do Inmetro, Márcio André Brito, pontuou sobre a importância dessa avaliação do Inmetro para as escolhas da população na hora de conhecer o seu próximo veículo.

“Esse formato de apresentação dos dados da Tabela do PBEV é aguardado pela sociedade e pelo mercado de carros elétricos porque fornece ao consumidor dados reais para pautar a sua decisão de compra, além de prover o balizamento necessário para políticas de incentivo ao setor industrial automotivo, como o Rota 2030 Mobilidade e Logística, e o Programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER), ambos do Governo Federal”, disse Brito.

Confira a tabela com as novas atualizações do PBEV 2024

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