Vendas de etanol reagem no mercado interno; saiba o que causou o aumento
Dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) apontam para avanço de 15% na comercialização do hidratado na primeira quinzena de agostoAs vendas de etanol inverteram na primeira quinzena de agosto um cenário que vinha sendo recorrente desde o início da safra 2023/24. Dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), divulgados nesta quinta-feira (24/08), indicam que a comercialização do biocombustível hidratado avançou 15% no mercado interno em relação ao mesmo período de 2022, para 752,38 milhões de litros, sinalizando ganho de competitividade frente à gasolina.No caso do etanol anidro, que compõe 27% da gasolina, a variação de vendas domésticas foi negativa em 3,86%, resultando em um volume de 477,41 milhões de litros na primeira metade do mês. “Ao que tudo indica, competitividade conquistada pelo biocombustível nos postos, frente ao concorrente fóssil, está surtindo efeito na decisão de abastecimento dos consumidores”, disse a entidade em nota.Incluindo as exportações, a comercialização total de etanol chegou a 1,32 bilhão de litros na primeira quinzena de agosto, alta de 8,74% em relação ao mesmo período da safra 2022/23. O anidro representou 486,02 milhões de litros (-11,4%), enquanto o hidratado alcançou 833,25 milhões de litros (+25,36%).No acumulado da safra 2023/24, a venda de etanol somou 10,94 bilhões de litros, um aumento de 1,76%. Em função do movimento baixista ocorrido desde o início da temporada, em abril, o álcool hidratado correspondeu ao volume de 6,12 bilhões de litros (-4,83%), enquanto o anidro atingiu 4,82 bilhões (+11,58%). GLOBO RURAL