Diretor-geral da ANP diz que deixará mandato antes do fim

16/01/2020
Fonte: G1.com
Mandato de Décio Oddone acaba em dezembro e, em carta a Bolsonaro, ele disse que deixa cargo por avaliar que nova regulação do setor deve ser comandada por nova diretoria.
A assessoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta quarta-feira (15) uma carta na qual o diretor-geral do órgão, Décio Oddone, informou que deixará o mandato antes do fim.
A carta, datada de 6 de janeiro, é endereçada ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
No documento, Oddone diz que deixará o mandato porque o processo de mudanças no setor "encerrou-se" e, diante das mudanças que deverão ser feitas na regulação a partir de agora, uma nova diretoria deve comendar o órgão.
O mandato do atual presidente da ANP acaba em dezembro, e, na carta, Oddone diz que ficará no cargo até o substituto ter o nome aprovado. Cabe ao Senado sabatinar o indicado para o cargo e votar a indicação.
"O processo de grandes mudanças no setor, do qual participei com afinco, encerrou-se com os últimos leilões e a identificação das ações necessárias para eliminar as restrições regulatórias e estimular a competição nos setores de abastecimento, de distribuição e revenda de combustíveis automotivos e de aviação, de gás de cozinha e de gás natural", escreveu Oddone na carta.
"Uma nova fase se inicia. Agora é momento de ajustar a regulação a esse novo modelo. Como o tempo dos mandatos nem sempre casa com os ciclos de mudança, acredito que seja hora de iniciar o processo de composição da diretoria colegiada que deverá aprovar as alterações regulatórias que vão sustentar as transformações que começamos a construir. [...] Assim, decidi antecipar o fim do meu mandato, que iria até dezembro, permanecendo ainda no cargo o tempo suficiente para a aprovação do meu substituto", acrescentou.
A ANP é o órgão federal responsável pela regulação dos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a ANP é uma autarquia "que executa a política nacional para o setor, com foco na garantia do abastecimento de combustíveis e na defesa dos interesses dos consumidores".

Compartilhe esta notícia

Sincopetro Vídeos


Greve dos Petroleiros: importação é plano de contingência da ANP, diz diretor-ge

Já sou cadastrado no site


esqueci minha senha

ou

Não tenho cadastro no site


Se você já é sócio do Sincopetro e não tem acesso a área restrita deste site, cadastre sua senha.





Newsletter


cadastre-se para receber nossa newsletter