Consumo de combustíveis sobe 3,2% no semestre

08/08/2019
Fonte: Valor Econômico
Por André Ramalho  
RIO  -  O consumo de combustíveis no Brasil recuou 4,7% em junho, na comparação com igual período do ano passado, para 11,094 bilhões de litros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o mercado brasileiro fechou o primeiro semestre com uma alta de 3,2%.
A normalização do mercado, após o fim da greve dos caminhoneiros, ajuda explicar a base de comparação mais forte registrada em junho do ano passado.
As vendas de diesel caíram 7,1% em junho, para 4,6 bilhões de litros. No acumulado do ano, houve um crescimento de 3,6%.
O consumo de gasolina, por sua vez, recuou 6,2% no mês retrasado, para 2,955 bilhões de litros, e 6,4% no primeiro semestre.
O derivado tem sido deslocado pelo etanol hidratado, cujo consumo avançou 15,7% em junho, para 1,729 bilhão de litros, e 33% no acumulado do ano.
Já as vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) recuaram 15% no mês retrasado e 2,3% no ano.
A ANP registrou também quedas no consumo de querosene de aviação (QAV), de 7,5% em junho e de 0,4% no primeiro semestre; e na venda de gasolina de aviação (de 26% em junho e de 14,2% no acumulado do ano).
As vendas de óleo combustível, por sua vez, subiram 2,7% em junho, mas caíram 8,8% no ano

Compartilhe esta notícia

Já sou cadastrado no site


esqueci minha senha

ou

Não tenho cadastro no site


Se você já é sócio do Sincopetro e não tem acesso a área restrita deste site, cadastre sua senha.





Newsletter


cadastre-se para receber nossa newsletter





Sincopetro Vídeos


SINCOPETRO RESPONDE A DEPUTADOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA - Brasília 11/6/19